Ensino sobre Desenho Universal

Informação

Ensino sobre Desenho Universal

Grupo para discutir sobre metodologia de ensino sobre Desenho Universal

Membros: 24
Última atividade: 17 Abr, 2015

Fórum de discussão

Design Universal Cursos

Boa Tarde Colegas, eu quer indicação e cursos, sobre design universal, já dei uma procurada e encontrei Senac, mas não está com vagas abertas no momento, se alguém tiver uma outra opção, agradeço.…Continuar

Iniciado por SILVANA CARVALHO 2 Set, 2014.

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Ensino sobre Desenho Universal para adicionar comentários!

Comentário de Renata Mello em 17 abril 2015 às 12:43

Melhor produção que já vi sobre acessibilidade no ambiente construído. Excelente material. Recomendo! 

Link: http://migre.me/pvOdQ

Comentário de Renata Mello em 17 abril 2015 às 12:27

Excelente vídeo sobre acessibilidade na prática. Material bem didático para o ensino sobre o tema: http://migre.me/pvNIU

Comentário de Juliana Gomeso em 15 novembro 2014 às 18:18

Já estão abertas as vagas no senac pra 2015, queria saber se só pode ser feito presencial, pois moro em Manaus-AM. Mandei um email pra lá. tem várias turmas.

Comentário de Renata Mello em 10 janeiro 2012 às 17:28

Compartilho texto do Scott Rains traduzido pela Patrícia Ribeiro: 

Acessibilidade Não é Inclusão.

Para ler acesse: http://www.slideshare.net/srains/acessibilidade-no-incluso-10517128

Comentário de Helena Napoleon Degreas em 11 abril 2011 às 15:26

obrigada! vou visitar!

abçs

helena

Comentário de marcio dupont caballero em 11 abril 2011 às 14:36

Oi Sou designer de produto, convido vocês a conhecer o meu blog de design, no final há links de design universal, se vocês tiverem mais links enviem que eu coloco lá. Abraço.

http://marciodupont.blogspot.com

Comentário de Helena Napoleon Degreas em 22 dezembro 2010 às 8:43

Olá Ana!

 

Sumi também sumi pelos mesmos motivos... rsrsrs

Aqui na FIAM-FAAM também fizemos vários vídeos utilizando os celulares dos alunos. Ficou bem legal. Falta editar mas... e o tempo para isso? A coordenação não vou problema e quando terminarmos a edição, vamos colocar no blog (no meu). Sem problemas.

 

Um super beijo para você e boas festas a todos!!!!

 

:D

Helena

Comentário de Ana Lucia Goes em 21 dezembro 2010 às 20:31

Oieee!

Vcs estão bem?

Eu sumi um pouquinho..vcs devem imaginar... final de período é sempre aquela correria.

Mas vim desejar um Feliz Natal com Cristo, um Ano de grandes conquistas profissionais, Paz, saúde, amor e muitas alegrias em 2011.

 

Voltarei em breve pra continuar nosso papo sobre ensino e desenho Universal.

Os trabalhos dos alunos ficaram interessantes. Alguns grupos filmaram o trajeto com cadeiras de rodas em rampas fora das recomendações técnicas. Imaginem como foi... rs... Creio que devo consultar a coordenação sobre a possibilidade de colocar o vídeo aqui na net, pois mostra problemas na edificação onde trabalhamos. Não sei se devemos fazer isso, mas dee qq forma, valeu a experiência.

bjos!

Comentário de Helena Napoleon Degreas em 21 novembro 2010 às 15:10
Olá, Ana!

Gostei muito de tudo o que você falou. Percebi que você é responsável pela disseminação dos conteúdos referentes à acessibilidade tanto para o ambiente construído quanto para objetos em seu curso .
Isso e muito bom pois não fica apenas uma disciplina "martelando a mesma idéia" ...
No meu caso a disciplina é ministrada em 40 horas e no curso de Design de Interiores. Ponto final. A arquitetura, em tese, deve ter os conteúdos (acessibilidade) disseminados em todas as disciplinas. Aí entram duas situações que eu, em especial, não consigo assimiliar:
- Não fomos preparados como profissionais da área de ensino a trabalhar (no sentido de ministrar) tanto o conceito de Desenho Universal (para qualquer pessoa) quanto o de acessibilidade focado em pessoas deficientes. São duas coisas completamente diferentes e muito recentes no Brasil. A assimilação e os bons projetos virão com o tempo... é o que acredito.
Na minha disciplina vejo-me obrigada a dar as duas coisas com enfoque em acessibilidade para pessoas com alguma deficiência. Foco então na mobilidade reduzida. Paciência.

Vejo também que a disseminação dos conteúdos e de projetos que não tenham "cara de hospital" são importantíssimos pois mostram que boa arquitetura é sempre possível e necessária como forma de inclusão.

Também ando um pouco decepcionada. Espero que passe logo. Explico: O Desenho universal é processo. Portanto é algo lento. Demanda educação, civilidade, conhecimento da sociedade. Não nasceu de uma demanda social. Nasceu (no Brasil) de um grupo específico e trasnformou-se no que temos hoje. A sociedade não consegue entender nada ainda. Se conseguisse, nossas calçadas não seriam "calçadas" ... seriam passeios públicos... rsrsrsrs

Mas, atender a todas as pessoas (incluindo as diversas e múltiplas deficiências) ao mesmo tempo num projeto é utópico demais para mim. É preciso mitigar e nessa negociação, alguém sempre sai perdendo...

Quanto ao blog:
Não dá trabalho nenhum. Basta inserir os trabalhos dos alunos. Quem mexe com o office, facilmente cuida do blog. Acho ótimo porque a tendência é que os próximos colegas (alunos) utilizem os trabalhos anteriores como referência. Em especial, nessa área que é tão carente...
O Blog da Renata, por exemplo, virou biblioteca digital para eles. São várias as ferramentas. Muito bom pois poucas são as publicações. Aquelas existentes já estão nas bibliotecas em papel.
Quando der, publique você também...
Aí então, eu também poderei colocar você como referência. E a Renata, também.
Melhor para todos os nossos alunos. bom para a sociedade...

bjs e eu também estou gostando do nosso batepapo digital mas, já está bem longo.......

sorry,

:)

Helena
Comentário de Ana Lucia Goes em 20 novembro 2010 às 16:57
Olá! Boa tarde.
To achando ótima a troca de experiências. Dei uma olhada no endereço q vc me passou. Gostei muito do plano e dos trabalhos. As plantas aparecem pouco nítidas, mas dá pra ter uma idéia.
Bom, meu plano difere um pouco, vou tentar sintetizar aqui.
Dou aulas de Projeto Residencial no 2º período e Projeto Educacional (onde falamos um pouco sobre a NBR 9050 e projeto de rampas) no 3º com 80ha. Além dessas disciplinas, leciono Ergonomia e Acessibilidade no 3º periodo com 40ha (muito pouco tempo). Então, o assunto fica mais teórico com análise de ambientes construídos na 2ª avaliação.
Não tenho blog ainda. pretendo fazer isso um dia, mas posso te enviar por e mail ou por aqui mesmo aos poucos.

Tem uma outra matéria com 40ha "Projetos Arquitetônicos Especias" que era da grade antiga na Arquitetura, mas essa disciplina foi extinta na nova grade e o assunto incluido em Ergonomia, com o novo nome "Ergonomia e Acessibilidade".
Bom, a nova grade ficou com pouco tempo dado sobre o assunto, então vou criar uma optativa chamada "Desenho Universal". Ai...falei muito
depois eu volto.bjs
 

Membros (23)

 
 
 

© 2017   Criado por Renata Mello.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço