DIÁLOGO NO ESCURO: EXPLORANDO OS ESPAÇOS ATRAVÉS DOS SENTIDOS

DIÁLOGO NO ESCURO: EXPLORANDO OS ESPAÇOS ATRAVÉS DOS SENTIDOS

Diálogo no Escuro é uma exposição que convida o visitante a perceber o mundo além da visão, reconhecendo os ambientes e objetos através do tato, audição e paladar.

Por: Renata Mello

Foto: Renata Mello, 2016

Em meio ao ritmo frenético da cidade de São Paulo, surge um convite para se despir da urgência de cumprir com as atividades do dia a dia e imergir em uma outra frequência, aquela que nos permite conhecer os ambientes, os objetos e as pessoas, sem pressa.

A proposta da exposição é proporcionar ao visitante o reconhecimento e a redescoberta de lugares habituais e objetos, sem o uso da visão, percorrendo alguns ambientes no escuro, sob a supervisão de um guia com deficiência visual.

A visitação tem duração de 45 minutos aproximadamente e ocorre em grupos geralmente de 8 pessoas. Estes participantes recebem bengalas que os apoiam durante o percurso, pois através do uso das mesmas é possível reconhecer barreiras nos espaços e evitar acidentes.

A experiência é muito enriquecedora. Durante o trajeto os partícipes vão revelando suas percepções e em conjunto buscam desvendar esse mundo “novo”. A cada item reconhecido, através do tato e do olfato, representa uma conquista pessoal e do grupo.

Para vivenciar as percepções do paladar, sugere-se comprar um lanche no escuro e degustá-lo no ambiente de refeições. Nesse momento, abre-se um espaço para perguntas que o guia responde prontamente relevando a todos os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência visual, mas também relatando detalhes tão ricos captados pelos demais órgãos dos sentidos.

A proposta da exposição proporciona a troca de experiências entre pessoas com habilidades e competências distintas, que enfrentam naquele momento os mesmos desafios. Isso mostra que todos são iguais e ao mesmo tempo diferentes e o quão importante é respeitar essas diferenças.  Uma proposta cultural singular e que vale ser vivenciada.

Para quem reside na cidade de São Paulo, basta comprar o ingresso no http://www.compreingressos.com/espetaculos/5206-dialogo-no-escuro-p... e comparecer no Unibes Cultural que fica ao lado da Estação Sumaré do metrô.

Para saber mais: http://www.dialogonoescuro.com.br/#dialog-in-the-dark

Exibições: 72

Comentar

Você precisa ser um membro de desenhouniversal.com para adicionar comentários!

Entrar em desenhouniversal.com

© 2017   Criado por Renata Mello.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço