Projetos e Produtos para todos
Postado por Renata Mello em 19/03/2010
As torneiras com sistema de acionamento por alavanca são mais simples e fáceis de serem utilizadas. Por essa razão são indicadas nos projetos que contemplam o desenho universal, pois contribuem tanto para as pessoas com alguma dificuldade motora, como em momentos em que a mão está ensaboada, atendendo amplamente as mais diversas situações e necessidades.
O mercado comercializa vários modelos, uns com o braço da alavanca mais prolongado, outros mais curtos.
A empresa Deca apresenta diversas linhas. Um exemplo é o Misturador de Mesa Bica Alta da Belle Époque De Ville, que além de ser de alavanca apresenta formas mais arredondadas, sem cantos vivos, o que também é um ponto a ser avaliado quando se trata de acessibilidade.

Linha Belle Époque De Ville
Fonte: http://www.deca.com.br/
Outro exemplo é o acabamento de torneira de monocomando de mesa da linha DecaMix.

Linha DecaMix
Fonte: http://www.deca.com.br/
A empresa Perflex apresenta outros bons exemplos na linha Titânio Futura e na Hobby, além de outras linhas com mesmo tipo de acionamento e design arrojado.

Linha Titânio Futura
Fonte: http://www.perflex.com.br/

Misturador monocomando para cozinha de mesa
Fonte: http://www.perflex.com.br/
A Wog é também uma empresa que possui linhas de torneiras com esse design. É possível citar o exemplo da linha Clínica, que é muito indicada no uso dos sanitários públicos acessíveis. A vantagem está no braço alongado, onde a força de acionamento é sempre menor, o que aumenta o conforto do usuário.
Veja exemplos abaixo:

Torneira Parede Clínica 22cm
Fonte: http://www.wog.com.br/torneiras-clinicas.asp

Torneira Clínica Lavatório
Comentar
Comentário de Renata Mello em 10 abril 2010 às 18:01 
© 2012 Criado por Renata Mello.
Você precisa ser um membro de desenhouniversal.com para adicionar comentários!
Entrar em desenhouniversal.com